Ultrassom Obstétrico

O exame
US obstétrico de 1º Trimestre
US Obstétrico com Doppler
-
Seu objetivo é avaliar o crescimento do feto a partir da avaliação do seu peso. Esse exame é realizado em qualquer época da gestação e inclui algumas medidas do feto, avaliação da placenta e da quantidade de líquido amniótico. Inclui a avaliação da Dopplervelocimetria das artérias uterinas, umbilical e cerebral média (o duto venoso será avaliado em casos de alto risco) .Obs: Para saber sexo do bebê somente a partir de 16 semanas.
-
Dependendo da idade gestacional (se menor que 12 semanas) poderá ser realizado por via transvaginal. O médico do setor avaliará a melhor via, no momento do exame. Exame filmado em DVD/CD que deverá ser trazido pelo paciente ou dquirido na própria clínica.
US obstétrico 3D e 4D
-
Seobjetivo é obter maiores detalhes para caracterização de anomalias fetais e permitir um melhor entendimento do exame de ultra-sonografia pelos pais. Esse recurso é utilizado em todos os nossos exames.
-
O ultra-som 4D pode ser realizado durante qualquer exame de ultra-sonografia obstétrica realizado no 2º e 3º trimestre de gestação. Já o 3D deve ser realizado idealmente entre 28 e 32 semanas de gestação.
US Morfológico com Doppler
-
Deve ser feito no primeiro trimestre entre 11 semanas e 4 dias e 14 semanas, preferencialmente entre 12 semanas.
O principal objetivo desse exame é o rastreamento de doenças cromossômicas, sendo que a mais freqüente é a Síndrome de Down. Inclui o estudo da anatomia fetal, a medida da translucência nucal, a avaliação da presença do osso nasal e do fluxo de sangue através do duto venoso. A sensibilidade para detecção da Síndrome de Down é de aproximadamente 90%. Com o recente avanço dos equipamentos de ultra-sonografia, aproximadamente 60% das mal-formações fetais já podem ser detectadas (ou suspeitadas) nesta fase.
Deve ser repetido no segundo trimestre, entre 20 e 24 semanas.
O principal objetivo desse exame é diagnosticar as malformações com o estudo detalhado da anatomia fetal, do crescimento fetal e de marcadores de risco fetal. Nessa fase é possível identificar aproximadamente 80% das anormalidades fetais
Obs: Para saber sexo do bebê somente a partir de 16 semanas.
US de Transluscência Fetal
-
A translucência nucal é um exame que serve para medir a quantidade de líquido na região da nuca do feto, feito durante o ultrassom, realizado entre a 11ª e a 14ª semana de gestação. Este exame serve para calcular o risco do bebê apresentar alguma malformação ou síndrome, como a síndrome de Down.
Us Perfil Biofísico Fetal (PBF)
-
Tem por objetivo avaliar a vitalidade fetal. O exame é realizado a partir de 28 semanas de gestação e inclui o estudo do líquido amniótico, movimentos fetais, tônus, movimentos respiratórios e cardiotocografia (monitoragem fetal).
-
OBS.: A mãe deve estar bem alimentada par este exame.